Coluna Fernando Doesse. 24 e 25.12

Missão cumprida

No inicio do ano a meta a ser atingida pela Chapecoense Futsal parecia muito distante. Voltar à elite do futsal catarinense ao lado de Jaraguá do Sul, Joinville e Florianópolis poderia parecer algo ainda inatingível. Orçamento apertado e uma equipe modesta que foi perdendo peças ao longo da competição, mas que também foi evoluindo pelas mãos do técnico Agnaldo Pereira.

Pois na noite que quarta-feira o distante se tornou realidade com todos os contornos do caminho de pedras que esta equipe trilhou. O futsal chapecoense está na elite estadual e ainda vai decidir o titulo da 1ª divisão contra Capivari até o final do ano. O elenco superou muitas adversidades inclusive uma criada pela própria Federação Catarinense de Futsal que devido a sua fraca estruturação e por não possuir um Tribunal de Justiça Desportiva viu o certame parar por cerca de três meses. Mas enfim deu tudo certo.

 Olhando o futuro

Para a Chapecoense Futsal será necessário agora montar um estrutura de organização e financeira muito mais avançada do que esta que aí está. Encarar a Divisão Especial e bater de frente com estruturas de Liga Nacional é bem diferente do que a 1ª Divisão que na sua maioria beira o amadorismo. A Especial é a Séria A e a 1ª Divisão uma Série D. As diferenças são enormes. Chapecó pelo porte e potencial que possui não pode figurar como visita entre os grandes. E mais! Já está na hora de algum empresário forte que gosta do futsal comprar uma vaga na Liga Nacional, pois a coisa funciona a base de dinheiro mesmo! Coma vaga na mão e com gente daqui investindo fica mais tranqüilo.

 Falta de inteligência

O futsal catarinense carrega nesta temporada a marca de ter o certame mais longevo. Graças à incompetência gerencial teremos jogos até 29 de dezembro. Decisões em noites de fim de ano quando as atenções voltadas para as festas. Ao contrário das empresas as federações de futebol não têm concorrentes e por isso a vida segue. Em havendo concorrência a maioria já teria fechado as portas. A primeira seria a de SC.

 Enquanto isso…

 A Associação Chapecoense de Futebol trabalha forte para a temporada 2010 e Mauro Ovelha, como é de seu estilo, não da trégua para a turma.

Entre Natal e Ano Novo teremos o amistoso dia 29 em Coronel Freitas contra o São Luiz de Ijuí. Enquanto isso nas demais equipes o noticiário aponta venda de jogadores, encerramento de parceria, contratações sem muita expressão, departamentos de futebol ainda sendo montados e por aí vai. A primeira a começar. A primeira a fechar elenco foi a Chapecoense. Isso pode fazer a diferença.

 

FELIZ NATAL E UM ANO NOVO DE MUITAS VITÓRIAS!

Deixe um comentario