A pesquisa comprova

Hoje foi divulgada uma pesquisa que pretende mostrar a realidade do posicionamento dos torcedores em SC.

Como toda a pesquisa esta também vai gerar discussões e as conseqüentes polêmicas em torno de seu resultado.

O Avaí é o time catarinense com maior torcida no Estado. É o que revela pesquisa realizada pela Lupi & Associados, que ouviu 1,6 mil pessoas entre 6 e 24 de junho deste ano, a pedido do Grupo RBS.

Ao serem questionados sobre por qual time de Santa Catarina torcem, 1.201 entrevistados (75% do total) revelaram alguma preferência. Neste quesito, o Avaí aparece com 30,6% das opções, seguido por Figueirense (19,8%), Criciúma (11,4%), Chapecoense (10,4%) e Joinville (8,9%).

Somente ficando atento a este resultado que aponta as equipes de SC e a preferência dos torcedores, a Chapecoense estar à frente do Joinville poderá surpreender alguns. E certamente este dado já está sendo contestado. Mais do que isso, o percentual da Chapecoense está muito próximo do Criciúma.

Porém, a realidade é exatamente aquela que alguns tentam esconder.

Quando questionados sobre o time pelo qual torcem, contando os times de fora do Estado, os números mudam completamente: o Flamengo lidera a preferência (18,4%), seguido por Grêmio (14,3%), Internacional (9,8%), Corinthians (8%) e Vasco (7,8%). O mais bem classificado de Santa Catarina é o Avaí, que aparece na sexta posição (7,4%). O Figueirense é o oitavo (5,9%), atrás do São Paulo (7%).

 

Somente na sexta posição aparece o primeiro catarinense.

Portanto, querer estadualizar as equipes de Florianópolis se mostra inviável e deixa claro que todo esforço feito até foi em vão. SC tem esta particularidade. Cada região do Estado tem um mapa diferente, mas sempre com forte influência externa. Aqui mesmo no Oeste de SC o Grêmio aparece como líder da preferência, seguido do Inter e somente depois vem a Chapecoense.

Algo precisa ser feito para mudar este quadro.

Ação conjunta

Somente uma ação, através da Associação de Clubes Profissionais de SC, com forte apelo de marketing e com ações concretas de visualização de marcas poderá amenizar este quadro. Sim, amenizar, pois para mudá-lo será preciso reeducar e incutir na cabeça dos torcedores que estão chegando, meninos e meninas, que o negócio é torcer pelo time da sua cidade, da sua comunidade.

Quem já carrega suas paixões não vai mudar. Pode até mudar a escala de valores, mas não os nomes.

Aqui em SC carecemos de valorização no nosso futebol e dos nossos clubes. É possível melhorar, aliás, é preciso evoluir. Isoladamente nada acontecerá.

5 comentarios para “A pesquisa comprova”

  1. Isso mostra ainda mais o quanto é importante a ascensão da Chape para a Série B.

  2. Silvio SZ disse:

    Isso mostra ainda mais o quanto é importante a ascensão da Chape para a serie B. (2)

  3. M. Avaiano disse:

    Fernando,

    É importante analisar a pesquisa como um todo e não apenas as reproduções que saem na mídia.
    Achei este infográfico que fornece informações muito importantes: http://cacellain.com.br/blog/wp-content/uploads/2011/08/11871126.jpg

    Ali se pode ver que os times de fora realmente dominam o cenário estadual, mas com uma diferença importante: apenas na grande Florianópolis times do estado aparecem na frente de times de fora quando a pesquisa não se restringe a times do estado.

    Nas demais regiões temos sempre times de fora na frente dos locais, e o melhor colocado na sua região é o Criciúma, atrás do Flamengo. A Chapecoense aparece com apenas 5,8% contra avassaladores percentuais de grêmio e inter, e ainda atrás do Flamengo na região Oeste. O Joinville aparece em terceiro atrás do Flamengo e Corínthians.

    Se a tentativa de estadualizar os times da capital é equivocada (e eu concordo), pelo menos nas suas regiões eles estão muito bem representados. Agora os times do interior é que tem que correr atrás do prejuízo… e aí concordo contigo, tem que haver uma ação conjunta entre os times do estado para valorizarmos mais o nosso produto local.

    Um dia chegamos lá, espero. Como disseram os amigos ali em cima, para isto é importante a Chapecoense subir para a série B.

  4. fernando disse:

    Sua analise está absolutamente correta. Em Florianópolis as equipes viraram o jogo principalmente quando chegaram na elite. Um abraço e estou torcendo para que o Avaí siga na Série A. Somente assim o futebol catarinense vai crescer. Quanto mais equipes na A e na B melhor. Precisamos crescer juntos.

  5. Fabricio (timbó) disse:

    De acordo com todas as colocações acima.
    Na minha casa por exemplo, todos são gauchos e eu sou o unico Chapecoense de nascimento.
    Eles torcem pra times gauchos. Já meu primeiro time é a Chape.
    Chape na serie B e a coisa já começa a mudar ainda mais.

Deixe um comentario