Desdobramentos de um linchamento

Souza, zagueiro da Chapecoense que foi afastado preventivamente devido à lesão de um atleta do Figueirense no jogo do final de semana passado, foi linchado publicamente por parte da imprensa de Florianópolis e taxado de assassino por integrantes da comissão técnica do Orlando Scarpelli.

Os desdobramentos e reações inerentes à ação eram inevitáveis. Os males estão feitos. Um atleta recupera-se de lesão e fica parado um determinado tempo e outro foi jogado no balaio dos bandidos.

Agora está em andamento uma tentativa de montar uma campanha para recuperar a simpatia perdida e ao mesmo tempo explicar a postura adotada. Quando existe a necessidade de se explicar uma determinada atitude é porque ela carrega resalvas.

Se houve exagero na entrada de Souza também houve por parte de determinados cronistas esportivos quando levantaram a bandeira da moralidade e forçaram sim o TJD de SC a tomar uma medida, mesmo que a distância.

Bom lembrar que a medida adotada pelo TJD está amparada na legalidade, porém, aconteceu apenas por pressão de parte da imprensa. Outra ala não foi levada em consideração. O TJD errou ao privilegiar um veículo de comunicação em detrimento dos demais na divulgação da pena imposta.

Outra manifestação que causou estranheza foi a de que a Chapecoense poderia perder a simpatia da imprensa da Capital, devido às reclamações do presidente Sandro Pallaoro, quanto à arbitragem e as medidas jurídicas que prejudicaram a Chapecoense, pois teria sido, segundo alguns, a imprensa de Florianópolis que guindou a Chapecoense ao posto de quinta força estadual. Quer dizer que as conquistas e os números da história e da caminhada da Chapecoense não valem nada? Quer dizer então que se parte da imprensa da Ilha resolver a Chapecoense cai de posto?

Eu sabia que eles eram fortes, mas não a este ponto.

A Chapecoense não é a quinta força mesmo! Hoje é a primeira, pois no armário da Rua Clevelândia repousa a taça de Campeão de SC.

12 comentarios para “Desdobramentos de um linchamento”

  1. Fabricio Rosso disse:

    Fernando Doesse acompanho o seu trabalho no twitter, blog e principalmente na rádio há alguns anos e tenho quero dizer uma coisa. PARABÉNS! Matou a pau, falou tudo e foi direto sem rodeio.

    Abraço.

  2. Daylan Audrey disse:

    Excelente.
    Parabéns.

  3. Thiago disse:

    Fernando Parabéns.

    “A Chapecoense não é a quinta força mesmo! Hoje é a primeira, pois no armário da Rua Clevelândia repousa a taça de Campeão de SC.”

    Muito bom Mesmo.

    Agora referente ao Souza, por que ninguém da imprensa do litoral falou das entradas do Criciúma ontem ? Teve uma na lateral que foi muito mais violenta do que a do Souza… E da cotovelada que o Aloísio deu ? Se isso que o TJD fez com o Souza fosse feito para outros, ia faltar jogador para atuar…

  4. Fábio Sangue Verde disse:

    Falou tudo…
    a imprensa de la qer taxar esse ou aquele como grande ou pequeno.
    sobre o jogo de ontem as cotoveladas e entragas.. nunca vai acontecer nda… pq é o time deles.. pq q vao ficar fazendo pressao?! nao tem pq.

    e viu.. algeum viu ai o raio-x da perna quebrada do helber???
    há rumores qeu foi só uma luxação!!!

    algem sabe algo?

  5. cesar luis de andrade disse:

    KAKKAKAKAK SONHO

  6. FabricioCHAPE disse:

    Alguém já viu o Heber se manifestar sobre o caso? Alguém já viu o exame onde consta a fratura? Como uma pessoa quebra a perna e não há a cirurgia para colocação de placas… pinos ou que for? Com relação ao exame vou até me calar, pq se tratando de figueirense deve ser a coisa mais facil do mundo eles conseguirem um exame falsificado lá pela capital. Espero que o advogado da Chapecoense seja muito bom pq a briga vai ser grande no TJD terça feira. E por falar nisso, quem é o advogado da Chapecoense?!

  7. Mateus disse:

    Parabéns Fernando! Excelente texto!

  8. carlos disse:

    Fernando parabens pela lucidez ao apresentar os fatos… a imprensa da capital (vejam este Cacau Menezes, projeto de jornalista que nunca irá se concretizar) e seus demais representantes, salvo rarissimas exceções, tem um objetico claro: chamar para si os holofotes, na hora dos bons acontecimentos e nas fatalidades(principalmente nestas). Creio ser por pura limitação, incompetencia mesmo, a desgraça alheia lhes é uma ótima oportunidade prá criar uma polêmica. Florianópolis não é mais tão provinciana como a algumas décadas mas os seus midiáticos não mudaram nada.

  9. Géferson Bertóldi disse:

    Nobre Fernando, gostaria de saber se o amigo esta sabendo das mudanças no regulamento da Serie C 2012? Pergunto por que até agora não vi e nem ouvi ninguém da imprensa comentar sobre o assunto! Se for possível comente hoje a tarde na jornada esportiva! Grande Abraço!!! Segue comentário que escrevi no Gol da Chape:

    Hei galera tão sabendo da novidade! Foi publicado esta semana no site da CBF o novo Regulamento da Serie C 2012 do Campeonato Brasileiro. E o nosso desejo foi realizado: teremos 02 chaves de 10 times, a chave A com times do norte, nordeste e centro-oeste(Paysandu-PA, Águia de Marabá-PA, Rio Branco-AC, Salgueiro-PE, Santa Cruz-PE, , Fortaleza-CE, Guarany de Sobral-CE, Icasa-CE, Luverdense-MT, Cuiabá-MT ) e a Chave B com times do sul, sudeste e centro-oeste(Caxias-RS, Chapecoense-SC, Oeste-SP, Santo André-SP, Duque de Caxias-RJ, Macaé-RJ, Madureira-RJ, Tupi-MG, Brasiliense-DF e Vila Nova-GO). Coitado do Rio Branco do Acre vai viajar só um resto! Ainda Bem que este ano a CBF vai ajudar nas custas de viajem e hospedagem!! A Chape estreia fora dia 26/05 sábado ás 15:30hs contra o Santo André em SP e depois dia 03/06 domingo joga em casa contra o Vila Nova-GO ás 15:00hs(horários bons pra ir ao estádio considerando que este ano o inverno promete!), pedreira de saída heim! Serão 18 jogos dentro da chave em turno e returno, todos contra todos em ida e volta, os 4 primeiros de cada chave se classificam para a segunda fase que será mata-mata em ida e volta: quartas de finais, semi-final e final. Teremos calendário cheio até o fim do ano! Com certeza este ano será muito mais emocionante e acredito que as chances de subirmos para a B serão maiores, isto é claro, se o time corresponder dentro de campo. Um coisa é certa, teremos no mínimo 9 jogos para ver na Arena Condá, o que motivará com certeza novos sócios! SERIE “B”… CHEGOU A NOSSA VEZ!!! Confiram o regulamento e a tabela completa no endereço abaixo: UM GRANDE ABRAÇO Á TODOS!!!

    http://www.cbf.com.br/noticias/competicoes/campeonato-brasileiro—serie-c/2012/3/27/regulamento-especifico-da-serie-c

  10. fernando disse:

    Olá Bertoldi. Esta nova formulação da Série C já faz algum tempo que está confirmada e é exatamente isso que você escreve. Ficou muito melhor e se transformou em um campeonato de verdade.

  11. Wendel disse:

    Parabéns Fernando .

  12. jv disse:

    BOA TARDE MUITO BEM COLOCADO A SUA MATÉRIA,PORQUE O QUE FAZEM COM A CHAPECOENSE E UMA VERDADEIRA VERGONHA,E O QUE FIZERAM COM O SOUZA FOI PIOR AINDA.MEUS AMIGOS ME DEU NOJO DE UM ATACANTE DO FIGUEIRENSE QUE EM SEU FACEBOOK FALOU MAL DE NOSSO TIME BEM COMO DE NOSSOS JOGADORES,TIME E CLUBE O QUAL ELE DEFENDEU UM ANO ANTES,E QUE DEU A ELE A CHANCE DE MOSTRAR SIM QUE ERA BOM JOGADOR POIS NINGUÉM O QUERIA MAIS,PENSO EU QUE NO MINIMO ELE DEVERIA FICAR DE BOCA CALADA,ESSE JOGADORZINHO E O TAL ALOÍSIO. FERNANDO QUERO COLOCAR UMA COISA AQUI. TAMBÉM NÃO ADIANTA DE NADA A ARBITRAGEM SER UMA MARAVILHA COM A GENTE ,MAS NOS JOGOS DE NOSSOS CONCORRENTES DIRETO.HAVER A MÃO AMIGA DO ARBITRO A FAVOR DE NOSSO ADVERSÁRIOS.

Deixe um comentario