Cada vez mais complicado

A maior instância da justiça brasileira (STF) manteve a decisão do Tribunal de Justiça do RS e negou a CBF uma liminar que solicitava neutralizar a decisão homologada em Porto Alegre. Mais um absurdo promovido pela justiça comum, interferindo de forma nefasta no futebol brasileiro.

A CBF recorreu a FIFA para expulsar os litigantes e imediatamente Brasil de Pelotas e Treze da Paraíba foram suspensos, pois coincidiu o problema com a realização de uma assembleia da FIFA em Budapeste na Hungria.

O assunto ganha contornos de ineditismo e vai colocar a prova a competência do departamento jurídico da entidade.

A única saída para as equipes reclamantes seria a retirada das reclamatórias e a volta para seus locais de competição, caso contrário, sofreriam a mais pesada das penas que é a desfiliação definitiva, ou seja, a eliminação do mundo do futebol.

Brasil de Pelotas e Treze da Paraíba já declararam que não vão arredar pé da justiça comum, pois haveria um dispositivo na Constituição do Brasil que protegeria suas ações.

A situação chegou a um ponto de intransigência que Brasil de Pelotas e Treze da Paraíba acreditam que são mais fortes do que a FIFA e que seus advogados podem suplantar a maior entidade do futebol mundial com base na Constituição do Brasil. No momento parece estar descartada uma negociação com forte movimentação política nas internas da CBF.

O momento é perigosíssimo para o futebol brasileiro e diria que em nível mundial o que está acontecendo aqui está sendo acompanhado com muita atenção pelas raposas da bola.

A FIFA terá de ser muito incisiva para não correr o risco de perder sua autoridade e justamente para duas equipes da quarta divisão do futebol brasileiro.

O direito a defesa é uma ferramenta universal, mas tudo tem limite.


 

 

 

21 comentarios para “Cada vez mais complicado”

  1. Luiz Balarine disse:

    Caro Colega,

    A FIFA não possui soberania sobre a constituição Brasileira! Além do mais o corpo jurídico do Brasil está realizando um grande trabalho! E mesmo que aconteça a desfiliação eu ainda assim sairei daqui de Chapecó nos meus momentos de folga e irei assistir os amistosos do Brasil e gritar pelo meu Xavante na arquibancada!

    Saudações Xavantes!!!

  2. Audrey disse:

    O que não da pra entender, é mesmo o pelotas estando errado, tão fazendo esse rolo todo. Até onde eu me lembro, ano passado foi comprovado que os jogadores eram irregulares, estavam suspensos, e agora os caras fazem todo esse rolo. Se tão errado, e tão fazendo tanto barulho, tem que ser desfiliados mesmo.

  3. silvio sz disse:

    Eu quero ver o Brasil de pelotas ser extinto pela FIFA.

  4. Luiz Balarine disse:

    Fernando,

    Gostaria de saber por que tu estás bloqueando os meus comentários? Será que em 20 anos de experiência tu não aprendeste que o direito de expressão tem que acontecer de todos os lados. E não é isso que estás praticando no teu blog!
    Será que eu te incomodei com algum comentário que fiz?
    Libera os outros dois posts e apaga este, faz o favor!

    Atenciosamente,

    Luiz Balarine

  5. vanderlei disse:

    times de varzia mesmo , tao erado e querendo ganha no grito

  6. fernando disse:

    Fica calminho aí meu amigo.
    Não vai ser você que vai me ensinar como atuar na imprensa. Baixa tua bolinha.
    Teus comentários estão todos liberados e só não liberei antes por falta de tempo.
    Aqui a liberdade de expressão é norma da casa.
    Te acalma e um abraço.

  7. Charles Guidotti disse:

    Bom…vcs são ums baita paca pau dos paulistas mesmo….deve ser mais facil jogar com o estádio vazio lá em são paulo do que joga com a baixada lotada aqui no RS!!!!!

  8. Samuel Mancini disse:

    Fifa nega processo para punir Treze e Brasil de Pelotas

    Leia mais no LANCENET! http://www.lancenet.com.br/minuto/Fifa-processo-punir-Brasil_0_706729363.html#ixzz1vuZq9AMn
    © 1997-2012 Todos os direitos reservados a Areté Editorial S.A Diário LANCE!

    Esperneiem o quanto quiserem! O Brasil está lutando pelos seus direitos e peitando as duas maiores entidades (podres) do Futebol!
    Dificilmente a Justiça Comum vai baixar a cabeça pra FIFA, ate por que a Justiça do País é soberana.

  9. silvio sz disse:

    Esse Luiz Baiarine é meio fora da casinha.
    Ele disse q mesmoo time dele desfiliado, irá assistir amistosos kkkkkkkkkkkkkk
    Va cata coquinho loko.

  10. Joaquim costa disse:

    Primeiro que não é STF e sim STJ.

    Segundo que o brasil foi julgado em primeira instancia e teve sua medida cautelar aceita pelo desembargador. Para o mundo do direito, não importa se o réu é o zé ou o obama. existe um principio na CF que é o principio da igualdade. Se para você existe soberania da fifa sobre o ordenamento juridico brasileiro, então leia mais e estude sobre o que postar aqui.

    O brasil não tem culpa de toda essa bagunça que a cbf esta fazenod com o futebol nacional. Hoje é o brasil que esta procurando o seu direito, amanha pode ser a chapecoense e dai você neste site estará defendendo o clube da sua cidade, algo normal.

    Desejo ao pessoal do chapecoense tudo de bom, e se tudo der certo e o direito for feito, o brasil estará ai novamente em chapeco fazenod um grande jogo. um abraço!

  11. Douglas disse:

    Então toda a torcida Xavante é fora da casinha. Eu chamaria isso de amor pelo clube do coração.

    NÃO IMPORTA ONDE FOR, ESTAREMOS SEMPRE COM O XAVANTE!!

  12. venceslau disse:

    uma dica pros rubro-negros de pelotas, quem sabe entrem na justiça para conseguir também uma vaga no Gauchão, primeira divisão. só assim….

  13. Alvaro disse:

    Bom dia. Toda vez que comento um assunto acho interessante me informar sobre este. Penso que deverias fazer o mesmo. O Brasil ganhou no stjd em sessao de mais de duas horas e depois perdeu no pleno em sessao de 50 minutos, decisao que contrariou toda a jurisprudencia utilizada pelo proprio pleno do stjd em todos os casos anteriores. O Brasil como todo time de futebol quer jogar mas nao aceita a injustica feita para benecies politicas a terceiros, no caso o Santo Andre de Sao Paulo. Pergunto se a disputa inicial fosse com um time do seu estado qual seria a decisao visto a jurisprudencia existente no stjd que, se fosse usada, daria ganho de causa ao Brasil? Sou torcedor do Xavante mas creio que as passionalidades devem ser deixadas de lado para analisarmos esta situacao de forma corfeta.

  14. fernando disse:

    Em primeiro lugar a passionalidade não pode ser medida aqui de minha parte, pois a Chapecoense apenas aguarda a questão ser resolvida.
    De minha parte sempre preferi e presença do Brasil de Pelotas na Série C, por ter torcida, por representar uma cidade como poucas equipes e sempre disse isso nos espaços que tenho na mídia. O Santo André é um time diferente, inserido em uma realidade de muita concorrência não não deslancha com o torcedor.
    Caro Alvaro. O que não pode ser negado é o erro do Brasil de Pelotas. O atleta envolvido foi muito amador. Deveria ter alertado o Brasil. Induzido ou não ao erro a diretoria do Brasil errou, os documentos provam.
    E finalmente, se o Santo André tivesse toda esta força que dizem ter, não estaria na Série C, que na verdade somente chegou a esta divisão devido ao erro cometido pelo Brasil.
    Gostaria de ver o Brasil no minimo na C, assim como gostaria de vê-lo na elite gaúcha e não sofrendo na segundona.
    Caro Alvaro, aqui em Chapecó ninguém é contra o Brasil de Pelotas, muito antes o contrário. O que queremos é bola rolando e nada mais.

  15. Luiz Balarine disse:

    Boa tarde Fernando,

    Gostaria de saber da onde tu tens esta informação em relação aos documentos que provam o erro do Brasil?

  16. fernando disse:

    Caro Luiz.
    A fonte é a punição do Brasil e as provas que foram levantadas nas súmulas que vinculam o atleta e suas escalações.
    Os documentos estão de posse do STJD. Eles são a base de toda esta discussão. O caso que está sendo discutido é se o Brasil tinha ou não responsabilidade na escalação irregular, já que o atleta, este sim, não poderia ter sido escalado. Veio suspenso do Ituiutaba e deveria ter cumprido um jogo. Não cumpriu e colocou o Brasil nesta situação.
    Se estou errado, me corrija.

  17. Luiz Balarine disse:

    Fernando,

    [1] – O jogador foi expulso na ultima rodada da série C de 2010. O jogador deveria ser julgado para receber a sua punição. Só que o Claudio foi revel deste julgamento, não foi intimado para defender-se;
    [2] – O Brasil tem em mãos os documentos de transferência da federação Mineira e da federação Gaúcha que não constam nenhuma punição do jogador;

    O item [1] foi apenas como titulo de informação, mas de acordo com o item [2] o Brasil estaria sem nenhuma impossibilidade de escalar o jogador!

    Quais os documentos ou formalidades que são necessárias para um clube ter a condição de escalar um jogador em uma partida?

    Creio que quem pisou na bola foi a CBF.

  18. fernando disse:

    Entendo sua explanação, que aliás é muito didática para que todos entendam a situação. Muito bom.
    Entendo também a forma como o Brasil está lutando neste caso. Certamente a Chapecoense teria a mesma postura e se não a tivesse nós estaríamos cobrando.
    O que emperra esta defesa do Brasil é o regulamento geral das competições que deixa para os clubes toda a responsabilidade na contagem dos cartões.
    Outro fato que acabamos deixando de lado é a denúncia que aconteceu. Este caso teria passado em branco sem a denúncia de alguém. Denúncia esta que caiu no colo do Santo André.
    Daí você pega as súmulas dos jogos e lá estão os registros. Uma expulsão e uma escalação, mesmo sendo de um ano para outro. Complica significativamente a defesa.
    A justiça comum tem a mesma visão de todos no Brasil, ou seja, não houve ação de má fé. Já a Justiça Desportiva não admite um episódio como esse.
    Eu também acredito que o Brasil não agiu de má fé. Um clube com toda a história do Brasil não iria cometer um erro como esse. Porém, os registros provam uma violação de regulamento. Lamentavelmente.

  19. Luiz Balarine disse:

    Bom dia Fernando,

    Link interessante esclarecendo toda a situação do Brasil referente à série C!

    Torcedores desenvolvem página que mostra tudo sobre a ação jurídica do GEB

    http://www.tiki-toki.com/timeline/entry/44333/Esclarecimento-sobre-o-caso-da-incluso-do-Brasil-de-Pelotas-na-Srie-C#!date=2010-11-20_00:00:00!

    Atenciosamente,

    Luiz Balarine

  20. Luiz Balarine disse:

    Boa tarde Fernando,

    Segue um trecho da entrevista com o presidente da Federação Gaúcha concedida ao jornal Pioneiro.

    Pioneiro: O Sr. acompanhou todo o caso? O Brasil-Pe é culpado ou inocente?
    Novelletto: Acho que a CBF errou. O Brasil-Pe fez tudo o que tinha que fazer, buscou informações para a transferência do jogador (o lateral-direito Cláudio) e não foi informado da suspensão que ele tinha. Eu até questionei isso lá na CBF e eles me disseram que não havia interligação entre os sistemas da CBF e do STJD. Pô, na Era da Informática, não tinha isso lá? Aqui na FGF já havia essa interligação com o nosso TJD há tempos. De tanto eu chiar, a CBF fez. Agora, já tem. Eles dão a ficha completa do atleta.

    http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/noticia/2012/06/acho-que-a-cbf-errou-e-ela-nao-vai-ceder-diz-novelleto-sobre-caso-brasil-pe-3776301.html

    Tenho certeza que a culpa deste problema não foi do Brasil!

Deixe um comentario