A mais nova polêmica entre as organizadas

Fui surpreendido com uma mensagem no meu celular, no sábado à tarde em Macaé, dando conta que a diretoria dos Guerreiros do Verdão havia proibido integrantes da Garra Independente de colocar faixas de sua organizada no estádio Moacyrzão.

Fiquei pensando que era um trote. Depois houve um pronunciamento dos Guerreiros do Verdão dizendo que três integrantes da Garra Independente haviam viajado junto com a delegação dos Guerreiros e que eles não teriam o “direito” de colocar as faixas, pois a iniciativa da viagem foi deles e não da Garra. Cabeça de torcedor funciona diferente e assim deve ser analisado o caso.

As coisas são levadas ao extremo e a “questão de honra” está sempre acima de qualquer outra situação.

Torcida organizada é como partido político. Todos têm os mesmos objetivos e lutam pela mesma causa. Porém, dentro de uma coligação existem as divergências e as visões têm focos diferenciados. Torcem e trabalham pelo mesmo time/candidato, mas mesmo assim se digladiam em suas defesas. Existe mais de uma torcida organizada porque este não gosta daquele e aquele outro não pode nem ver o outro. É mais ou menos por aí.

Quanto à atitude dos Guerreiros, ela poderia ter sido mais bem administrada. Se os integrantes da Garra Independente não servem para colocar faixas, não servem também para viajar no mesmo ônibus e para rachar as despesas, mesmo sendo eles apenas três no universo de quase 40, mas de graça eles não foram!

Sou um admirador do esforço e da organização dos Guerreiros do Verdão, que viajam o Brasil e com muita competência tem marcado presença nos jogos da Chapecoense, dentro e fora de casa.

Se os integrantes da Garra puderam viajar juntos, também poderiam marcar com suas faixas suas presenças.

A posição dos Guerreiros foi a de defender sua entidade e o esforço para a viagem acontecesse. Cabeça de torcedor de organizada funciona assim e desta forma deve-se interpretar algumas ações.

O que não pode acontecer é transferir estas pendengas para o âmbito das brigas na Arena.

Na verdade os diferentes torcem pelo mesmo clube, pelo mesmo resultado. Pode parecer difícil de entender, mas é bem simples. É futebol!

Ainda sobre as organizadas

Querer acabar com as Torcidas Organizadas é muito complicado. Aqui temos uma realidade, em São Paulo e outros grandes centros outra bem diferente. Alguns aqui já andaram se assanhando seguir na trilha de torcidas violentas, mas a maioria é do bem. Bom lembrar que os bons pagam pelos maus. Quando existem diferenças entre Torcidas Organizadas, o bom senso indica que a diretoria promova uma reunião para que se coloquem os organizadores frente a frente e se estabeleça aquilo que interessa ao clube, ou seja, que se tenha a presença de torcedores e não de inimigos no mesmo campo. Em meio à multidão sempre existirão os que não prestam, mas a minoria não pode comandar as ações da maioria de bem.

Torcidas Organizadas da Chapecoense, promovam uma reunião e domingo façam uma festa bonita! A vitória será de todos.

 

24 comentarios para “A mais nova polêmica entre as organizadas”

  1. Bruna disse:

    Concordo com o que foi dito, porém, a Garra Independente já organizou muitas viagens e nunca proibiu outros torcedores de estender faixas, até mesmo no turno da série C, Garra Independente e Raça Verde viajaram juntas para Caxias do Sul e todas as faixas foram estendidas. Tudo bem que existe a ‘honra’ mas achei ridícula tal atitude, pois ninguém é mais torcedor que ninguém, ninguém é mais fiel que ninguém, só alguns possuem mais condições de viajar que outros, mesmo assim, não deve existir essas ‘rixas’. E se a Chapecoense passa de fase? sobe para a série B? vai continuar essa confusão? Existem 4 ‘torcidas’ em Chapecó, acho que se cada uma deixasse o orgulho de lado seria mais fácil e a torcida ALVIVERDE voltaria a ser aquela torcida vibrante que era a um ano atrás, sem confusões!

  2. Fabricio disse:

    Acho que as torcidas devem jogar junto.

  3. andré disse:

    chega de ingresso de graça para torcidas organizadas. Valorizam mais a torcida organizada do que os sócios que pagam todos os meses e ajudam o clube.

    Já fui da TOGI por um bom tempo, mas na TOGI tinha-se um lema, e ainda tem, se não é sócio do clube, vai pagar ingresso, porque assim é a melhor forma de ajudar a Chape.

    Cobrando ingresso, pode ter certeza que os marginais não vão ao estádio, porque esses estão nem ai pro time, e só querem confusão. Só porque está na moda ser de uma torcida organizada.

  4. Luiz carlos borges disse:

    Nao lembro quem escreveu,q tem que parar de dar ingresso de graça pra organizada.eu viajo com os guerreiros,mas eu sou socio e estou em dia.que eu saiba todos dos guerreiros sao socios.quanto a essa polemica das faixas,talvez poderia ser administrada de outra forma.mas a intençao foi a melhor possivel,de que nao liguem a b.por isso os guerreiros acharam melhor eles nao colocar as faixas.por q a viagem era dos guerreiros.eles solicitaram pra preencher as vagas.mas nós nao sabia q eles iriam uniformizados de garra.ate entao achavamos q iriam fazer parte da familia guerreiros.enfim foi um mal entendido.mas foram bem tratados por todos nos.abraço.

  5. guerreiros verdao disse:

    pra encerar esse assunto .quero esclarece q quanto a faixa foi decisao de todos os membros dos guerreiros de eles nao colocar faixa,porque todos sabem q eles brigam com a jovem todo santo jogo,foi só por isso,pra nenhuma torcida ligar q nos tamo junto com a garra,com a jovem ou com quem que seja.espero q não tenha mais polemica

  6. guerreiros verdao disse:

    GUERREIROS DO VERDÃO .VENHO ATRAVES DESTA INFORMA QUE NUNCA TIVEMOS NENHUM ATRITO COM AS ORGANIZADA DE CHAPECÓ .[.. A TORCIDA JOVEM DO MEU AMIGO CLEBER..]…[.. E A RAÇA VERDE DO MEU AMIGO MAURO VOIA...]… E A TE ENTÃO A[... GARRA INDEPENDENTE DO MEU AMIGO LUIZ....] . E NÃO VAI SER ESTES 2 INTEGRANTE DA GARRA QUE VAI ESTRAGAR TUDO . FICA AQUI O MEU DESABAFO . ESSE NOS ERRAMOS PESO DESCULPA [.... VANDERLEI M OLIVEIRA PRESIDENTE DOS GUERREIROS DO VERDÃO..]

  7. daniel disse:

    Atitude mesquinha do pessoal dos Guerreiros, uma pena, respeitava eles muito, fico com o pé atrás depois dessa.

  8. Vanio disse:

    O problema é que vcs da imprensa, dão muito espaço para estes assuntos de merda.

  9. Jean disse:

    Nunca tivemos briga alguma com a Torcida Jovem como foi dito aí acima e muito menos “todo jogo”. No mais o texto do Fernando diz tudo, é uma questão de ideologias diferentes, o que não impediria os meninos de colocarem as faixas lá. Foi uma atitude pequena e que não reflete ou representa a torcida Chapecoense.

  10. Tiago Luis Dalagnol disse:

    Depois que as organizadas começaram com essas frescuras ai esqueceram do mais importante que a festa no estádio, por isso que está merda que tá hoje….uma torcida pior q a outra…10 cada torcida espalhada pelo estádio. Quem sabe um dia a arena volte a ser um caldeirão….

  11. Furacaodooeste disse:

    Enquanto uns viajar para arrecadar uns troquinhos com patrocinios dará sempre nisso!
    Quem não conheçe que compre esses guerreiros ai!

  12. ROBERTO disse:

    TORCIDA QUE SÓ BATE TAMBOR NÃO É TORCIDA, TORCIDA TEM QUE SER NO GRITO E NUM GRITO SÓ, SE UMA TORCIDA COMEÇA COM UM GRITO A OUTRA DEVE CANTAR JUNTO E VICE VERSA.
    IMAGINA SE NÓS TIVESSEMOS UNS 15 TITULOS CATARINENSES ESTIVESSEMOS NA SERIE B E ALGO MAIS…..ESTARIAMOS BRIGANDO DE FACA…..LARGUEM MÃO DE QUERER SER MELHOR QUE OS OUTROS…..VAMOS TORCER E PONTO FINAL…….ALGUEM ESTÁ GANHANDO DINHEIRO COM ISSO?….QUEM ESTÁ GANHANDO DINHEIRO É OS JOGADORES…….INVÉS DE FICAR BRIGANDO, VÃO INVENTAR UM GRITO NOVO…NÃO AGUENTO MAIS OUVIR OS MESMOS…….VOU AO ESTADIO PARA VER FUTEBOL E PARA VER ESPETACULO DA TORCIDA, PORQUE É MUITO BONITO VER TORCIDA “TORCENDO” E NÃO BRIGANDO.
    SE O MEU COMENTÁRIO MUDAR ALGUMA OPINIÃO, OBRIGADO…..CASO CONTRARIO….A VIDA CONTINUA.
    ABRAÇOS

  13. José disse:

    Que saudades quando as organizadas só precionavam a equipe adversária e eu podia levar minha esposa e filha ao estádio.

  14. Torcedor disse:

    Pensando bem, temos hoje:
    - A Raça verde que pelo menos no nome é bem antiga, teria tudo para ser um exemplo de torcida, é só parar de copiar “gritos de guerra” ridículos de outras torcidas e manerar nas letras que são um absurdo… ou quem sabe os integrantes levem ao estádio suas mães, filhas e esposas e continuam cantando “Chup… rol.. e dá o C..” no ouvido delas.. que tal?

    - A garra independente, que começou bem, organizada.. mas já está um pouco contaminada e entrando na onda das brigas com a Torcida Jovem…

    - Os “Guerreiros do Verdão”, que até onde eu sei fazem um esforço para comparecerem em todos os jogos fora de Chapecó, e agora com o Gral pagando fica mais fácil…

    - E temos também um bando de marginais, intitulados “torcida Jovem ” que deve ter um padrinho muito forte dentro da diretoria para ainda não terem sido banidos do estádio….

    Em resumo Fernando, depois ainda tem gente que se pergunta porque cada vez menos gente vai ao estádio… acho que uma das respostas está aí… agora imagine no ano que vem, com o Verdão na série B, com pacote de todos os jogos na Sportv… até eu que sou assíduo frequentador dos jogos, a mais de 20 anos.. e sócio, se não acabarem com essa bagunça de “Organizadas” penso seriamente de ver os jogos só pela televisão…

  15. ROBERTO disse:

    imprensa chapecoense, não dêem espaço para esses caras, cobrem da diretoria uma posição com relação a torcida, chamem os caras pra uma ultima conversa, não se rebaixem ao nivel deles, tem que haver punição, algo precisa ser feito e o momento é agora, pois precisamos crescer em tudo…….time, estrutura, organização…etc.

  16. Leonardo disse:

    A Garra Independente (na qual eu faço parte) e a Raça Verde sempre ficam lado a lado no estádio com um unico objetivo que é apoiar o Verdão, enquanto outros ficam tentando ser torcida do corinthians e os outros tentando lucrar em cima da Chapecoense… E Torcedor, quando foi que a Garra Independente se meteu em confusão? A Garra tá sempre atrás de campanhas pra ajudar a comunidade, temos a Sangue Verde de doação de sangue em parceria com o blog Gol da Chape e o Hemosc, tivemos a Campanha do Agasalho esse e em outros anos…

  17. luiz carlos disse:

    lendo os comentários chego a seguinte conclusão,se nem jesus agradou a btodos nós não seria os primeiros.não sei quem escreve no furacão do oeste.mas com certeza nao acompanha o time,e se acompanhar nao paga as despesas,pois do contrario saberia quanto custa as despesas,e não imaginao esforço q os guerreiros fazem para viajar.nós somos da paz e queremos continuar assim.um abraço.

  18. luiz carlos disse:

    eu queria dizer o seguinte,que nem disse o amigo que a imprensa da muito destaque para esses assuntos.se a imprensa nao desse tanto enfase,essas picuinhas nao chegariam a esse ponto.os guerreiros fazem um esforço danado para seguir o time,e tem despesa e até onde eu sei o rodrigo grahl nao paga nossas viagens.ou entao alguem esta lucrando com isso.os guerreiros sao da paz.e assim sera.abraço.

  19. Estes Guerreiros são os mesmos que estes dias estavam nas rádios e programas esportivos metendo o pau na Diretoria por não ajudar eles a viajar ???
    Bom, se forem os mesmos, pra mim não tem moral nenhuma. Alias, eles deveriam saber que a DIRETORIA esta ai para MONTAR UM TIME, CUIDAR DO TIME e não de Ajudar torcedor a viajar…

    Cansei de viajar e tirar dinheiro do meu bolso para isso, coisa que muitos ai não fazem… Alias, teve um episodio em FLORIPA este ano que torcedores ganharam ingresso da CHAPECOENSE lá em Floripa e os mesmos estavam Vendendo na frente da Ressacada…

  20. jhe disse:

    RESUMIDAMENTE, AKELE FERVO NÃO OCORRE MAIS NA ARENA FAZ TEMPO..

  21. Furacaodooeste disse:

    Fica facil falar aqui neh? pq entao estavao VENDENDO ingressos que a diretoria DEU para os torcedores da chape em floripa???
    E não falem que não estavam vendendo pq ofereceram para mim tbem!

    Torcida que visa lucro em TUDO para mim não e torcedor de verdade…..

    Vamos subir CHAPEEE

  22. Torcedor disse:

    “….Que saudades quando as organizadas só precionavam a equipe adversária e eu podia levar minha esposa e filha ao estádio…”

    Essa frase do José resume o sentimento de 90% dos torcedores…

  23. luciano lyra disse:

    pera ai, deveria ser a familia chapecoense e nao familia guerreiros, vcs torcem pro mesmo time pessoal, assim vcs acabam prejudicando a chapecoense e depois vao querer cobrar, jogar a culpa em alguem. a cidade ja nao apoia e vcs estao conseguindo espantar os poucos que ainda acreditam. VAMOS PARAR DE MESQUINHARIA E QUERER APARECER MAIS QUE OS OUTROS. VCS ACHAM MESMO QUE ALGUEM BATE PALMA PRA ISSO PELO CONTRARIO ESTAO TODOS FICANDO CHEIO DE VCS.

  24. Socio torcedor disse:

    Ai pessoal do furacaodooeste,e o tal de luciano lira,vcs estao q nem o comercial da tigre.o inveja hein,eu viajo todos os jogos com os guerreiros e as despesas sou eu quem pago.nessa viagem ao rio eu gastei 500.00 reais e saiu do meu bolso.o grahl nao me deu um centavo.vao achar o q fazer e se preucupar com o q vale a pena.vira a página.agora fernando vc vive da noticia,mas tudo isso poderia ter sido evitado.algumas torcidas querem sempre um estopim pra começar o fogo.e vc deu.vc e dez,mas nao de destaque a essas mesquinharias.a gente gasta um monte pra seguir o time,ai vem dois rapaz ai,fala um monte de inverdades e nós q tamos sendo tirado pra judas.nos pagamos nossas despesas se tiver jogo que ganham ingresso melhor,eu sou socio nao preciso,mas e quem nao é e ja gasta um monte ja ajuda.pelo amor de deus esse assunto ja deu.um abraço a todos.

Deixe um comentario