Números e comparações

Quando chega a decisão as comparações entre as duas equipes é inevitável.

A tentativa é traçar um parâmetro e desta forma estabelecer um favoritismo.

Alguns números que me interessam: Aproveitamentos no 1º turno, Chapecoense 85,2% e Joinville 29,6%. Aproveitamentos no 2º turno Joinville 85,2 e Chapecoense 51,9%.

As conquistas de turno foram exatamente iguais, mas o pior momento foi do Joinville, pois quando a Chapecoense caiu, mesmo assim teve mais 50% de aproveitamento.

Pode-se levar em consideração que o melhor momento do Joinville está exatamente na segunda perna da competição, ou seja, chega mais embalada. Deve ser levado em consideração.

No campo das probabilidades, mesmo com o momento melhor do Joinville, a matemática do regulamento determina que o segundo jogo seja em Chapecó e que a Chapecoense jogue por dois resultados iguais.

Coloco tudo na balança, sem nenhuma capacidade matemática, apenas com o olhar que quem acompanhou todo o campeonato, olhando os elencos, seus atributos e defeitos, seus técnicos e tenho a impressão de que a Chapecoense leva uma pequena vantagem na decisão.

Nada que possa transformá-la em favorita, mas o regulamento lhe é mais favorável.

O único fator que pode desequilibrar tudo é uma placar de goleada promovido pelo Joinville na sua casa. Se lá o Joinville realizar um jogo diferenciado e a Chapecoense não estiver atenta, o JEC virá para Chapecó apenas para buscar o troféu.

Tabus, histórias, foguetório, retrospecto, nada disso vai entrar em campo.

A história de todo o campeonato será escrita em dois jogos. O que foi feito, serviu apenas para escolher dois. Agora é com eles.

 

3 comentarios para “Números e comparações”

  1. Augusto disse:

    Esse título já é do JEC. NEM POR UM MILAGRE GANHAREMOS. PARABENS JEC PELO TITULO E PRA NOS SÓ RESTOU A VERGONHA DE PELO SEGUNDO ANO SEGUIDO SER O CAVALO PARAGUAIO DE SANTA CATARINA.

  2. Douglas disse:

    Augusto vc não fala defeca pela boca..
    Chape campeã

  3. Jr Verdão disse:

    Augusto, nós já temos os adversários para jogar contra, quem tem que torcer para o Joinville são eles. Eu sou Chape e nós vamos ser campeões!!!!!!!!

Deixe um comentario