Resumão de uma aventura

 

Chapecoense pela América

 

Fim de viagem. A Chapecoense atravessou o Brasil, andou pela Colômbia e também pela Bolívia.

Foi parar lá em Barranquilla, mais pelo de Miami do que de casa.

Jogou seus 90 minutos, perdeu por 1×0 volta para casa para uma decisão na quarta-feira, que pode lhe render uma inédita participação na semifinal da Sul-Americana.

A viagem de ida não foi nada fácil. Foram muitas horas entre voos, aduanas e as complicação de uma América do Sul bagunçada.

O cansaço pesou no jogo de lá e precisa ser compreendido.

Acompanhei cada minuto da viagem. Apesar de todos os contratempos da ida o elenco se manteve positivo, concentrado, convivendo bem em um ambiente em que havia pessoas que normalmente não viajam junto, como a imprensa e o prefeito Luciano Buligon e foi levando os desafios da melhor forma possível.

Treinar de verdade não foi possível e isso quebra um planejamento de trabalho que acaba criando um ambiente que já era naturalmente fora do padrão em algo ainda mais desafiador, mas mesmo assim, a Chapecoense teve a bola do jogo para empatar e uma que poderia ter representado a virada. Apesar da derrota o jogo está totalmente em aberto.

Da viagem ficará um a lembrança eterna, Foi a mais longa até aqui da Chapecoense, mas acima de tudo como ela se fez na ida, como tudo se precipitou, não deve acontecer novamente.

A volta, apesar das nove horas de voo, foi bem mais tranquila, então vocês já podem ter uma ideia.

A Chapecoense tem um grupo muito profissional. Suas questões de organização interna estão se modernizando a cada dia. Ferramentas de comunicação estão sendo criadas para afinar a sintonia entre todos os setores da associação.

Obrigado a diretoria que possibilitou que eu e demais colegas pudéssemos acompanhar a viagem e conviver muito de perto com os bastidores da Chapecoense.

Foi um privilégio e um momento marcante da minha carreira.

 

 

Caldeirão

 

Um dos pontos de extremo desgaste para a Chapecoense no jogo de Barranquilla foi o clima.

Que coisa impressionante! É realmente sufocante, difícil até mesmo de respirar.  Para quem joga em alto nível a situação é muito ruim.

Para o cidadão comum, andar pela rua já é um desafio, para quem não está acostumado.

Saiu do banho, o ideal seria voltar para debaixo do chuveiro, mas dá você fica o dia todo lá.

Quando cheguei ao estádio o aplicativo marcava sensação térmica de 42 graus. Na hora do jogo 38 e sempre com umidade do ar muito alta, sempre acima dos 70%

Eu não teria a menor condição de viver por lá. E a temperatura é alta durante as 24 horas. Quando fica frio, cai para 22 graus.

O capeta sentiria desconforto por lá.

 

 

Buzina

 

Aqui em Chapecó quando alguém buzina no transito sem um motivo aparente eu fico incomodado.

Em Barranquilla eles usam a buzina do carro para agradecer, para brigar, para dizer que está passando em cruzamento, para afastar pedestres da via e para tornar a poluição sonora um caos.

É cultural. Taxi tem para todos os lados e gostos, mas a maioria é de péssima qualidade. Razoavelmente baratos, mas velhos e sujos. E dê-lhe buzina!

A cidade fecha cedo na maior parte dela e olha que lá moram quase dois milhões de pessoas, mas os que anda na rua pela noite de carro, buzinam a vontade.

O povo é um espetáculo! Alegre, sorridente, de mulheres bonitas e homens barrigudos, todos muito atenciosos.

Se alguém passa por eles de carro, dá uma buzinada.

Buzina para quem precisa de buzina.

Bip, bip…

 

DE PRIMEIRA

- Chapecoense foi convidada para participar de um torneio no Bahrein. O evento é grande e inclui times da Rússia, Tunísia, Egito e outros lugares.

O evento será realizado em janeiro de 2017 e aí justamente que entra o problema, pois é início de temporada, de preparação e de jogos. Mas o convite foi feito.

 

- O convite chegou na semana passada e ainda está sendo avaliado. Despesas pagas e uma cota de participação, mas a data precisa ser avaliada para que o elenco não tenha nenhum tipo de prejuízo no começo de 2017.

Esses torneios tem tido cada vez mais espaços no começo de ano quando as equipes estão se montando parra a temporada ou estão no meio delas.

 

- O convite balançou, claro, mas precisa realmente de uma análise para saber até que ponto vale a pena no que se refere ao esporte de rendimento. Fosse um pouco mais afastado do calendário de preparação e começo de temporada o convite já estaria aceito e as passagens marcadas. É a Chape pelo mundo!

 

+

Ter ido a trabalho parra a Colômbia foi uma experiência muito rica.

Trabalhei bastante, mas valeu a pena. E pela primeira vez fui de narrador, repórter, cinegrafista de facebook e colunista de jornal.

O trabalho nas redes sócias rendeu muito e teve nítido reflexo na audiência do rádio.

Você chega na Colômbia sem saber o que vai encontrar e realiza um trabalho a contendo, isso faz tudo valer a pena.

 

 

_

O jogo foi na Colômbia, mas passamos pela Bolívia.

Santa Madre! Em determinados momentos eu acreditava estar no Afeganistão.

É como se você entrasse em uma máquina do tempo e voltasse mais ou menos para os anos 40, mas sem o charme dele.

Como pode um povo viver assim? Como pode um governo atirar sua gente a própria sorte?

Se a tua vida está chata e você tem tudo, visite o interior da Bolívia. Verás que és um injusto ao reclamar da tua vida boa.

16 comentarios para “Resumão de uma aventura”

  1. Mateus PB disse:

    Cara o jogo foi ruim pq a Chape sentiu o desgaste, mas legal tudo isso que está acontecendo, tenho certeza que matamos o Santos em casa domingo e que passaremos as semi-finais, só acho que Mateus Biteco e Sérgio Manoel não da mais, e o Ananias, joga um jogo da vida depois desaparece… Não tá fácil esse ano, time oscila muito…

  2. Roberto disse:

    Pela ruindade do time deles e pelo que sabemos que a Chape pode jogar, da pra fazer uns 3 aqui… No mínimo. E realmente, Biteco e Manoel destoam…

  3. TORCEDOR CHAPECOENSE disse:

    Bom dia Srs. Nosso problema é que não marcamos só cercamos e ainda nossos volantes não sabem passar a bola cada vez que tentam é um contra-ataque se conseguir melhorar isso ficara ótimo já que a zaga com o Neto melhorou muito.
    Mas temos total condição de ganhar do Santos que perdeu dos reservas do B-Inter e também nosso adversário da Colômbia é fraco vamos combinar o Independiente era bem mais forte. Dá pra vencer os dois jogos.

  4. jackson disse:

    Fernando, que baita oportunidade de estar junto a delegação nesse momento, fazer parte, e ter uma viagem que vai marcar com certeza, parabéns a todos os envolvidos…

    Quanto ao jogo, Caioba faz o que pode pra acabar com tudo, perdi as esperanças, como muita gente já perdeu, nesse mediocre técnico de futebol amador, alguém chega e da um acorda pro cara, não deixa mais ele escalar, Alan ruschel foi bem em dois jogos, mas como é de prache do caiotropio sacou o cara, pra por o hyoran, não era jogo pra ele nitidamente, e alan ruschel por meritocracia devia continuar de titular… sergio manoel e biteco estão totalmente errados no desenho tático, as melhores aparições de sergio manoel foram de primeiro volante, e biteco com liberdade pra sair pro jogo… kempes vem a 8 jogos se arrastando sem qualquer vontade e interesse e mesmo assim, não vai pro banco… estou desanimado com esse tratamento que eles vem tendo com o BR9, falta de respeito por tudo o que fez, era pra estarmos fora da sula, não fosse aquele jogo emblemático com o Cuiabá naquele tempo horrível que enfrentamos na arquibancada…

    Quando o time ganha um padrão o mediocre vai lá e esculhamba, isso não pode ser deixado assim…

  5. Jr Verdão disse:

    O Bruno Rangel entrou e deu 2 toques na bola quando muito, o Kempes pelo menos faz pivô, segura melhor quando as bolas são lançadas direto da zaga pro ataque, das quais sabemos que são muitas. Acho que o BR9 é um bom atacante, mas quando tem gente pra botar bola AÉREA pra ele, no jogo do Jr não tínhamos os alas chegando porque senão não iriam conseguir voltar. O time se comportou bem até quando deu, mas acho que o gol começou com uma falha do Sergio Manoel que armou o contra ataque, depois o Biteco passou lotado dentro da área na tentativa de desarme e o Thiego se tivesse aberto a perninha teria bloqueado o chutinho que o tchê deu.
    Pelo menos dá para entender porque o time se comportou assim, percebi nitidamente que no final do jogo o Danilo estava segurando a bola porque a gurizada não aguentava mais, 1×0 pelo que foi está de bom tamanho, acredito muito que a Chape vai classificar e classificar bem aqui, deu para ver que o time deles não é o bicho.

    Já em relação ao Santos eu acho que teria que avaliar quem tem condições de iniciar o jogo, porque o resultado será o mesmo com time misto ou com o titular. Deixa o CS88 descansar um pouco, talvez por no 2º tempo, coloca o Alan na ala esquerda.

  6. Paulo Floripa disse:

    Realmente o resultado não foi de todo ruim, se avaliarmos somente o número de gols, mas para quem viu o jogo é que fica a sensação de termos perdido a oportunidade de resolver ou encaminhar bem nossa classificação. Espero que possamos ter força de reverter.
    Quanto aos jogadores, o Sérgio Manoel já tinha demonstrado sua fraqueza no jogo contra o Cruzeiro, pois além de não ter qualidade de passe, a parte que deveria fazer melhor que é a marcação, não fez. Tomou um monte de bolas nas costas e andou em campo, como repetiu na Colômbia.
    Agora, o que mais me chama atenção nos comentários aqui e avaliando uma série mais longa de jogos, é o quanto o Thiego é poupado nas críticas. Achava ele um bom zagueiro, mas este ano está triste. Se vocês recuperarem as falhas dos últimos 20 jogos, verão que o Thiego é campeão de entregar gols, a grande maioria foi falha dele, mas ainda do que o próprio Felipe Machado que foi massacrado.

    Para complementar, me dói ver a geladeira em que o Caio meteu o Lucas Gomes, ele era nosso atacante mais efetivo em termos de criar jogadas com chance de gol.

  7. Mateus PB disse:

    Jr. Verdão concordo com você, o time cansou, mas cá entre nós, a escalação do Caio foi horrível…

  8. Jonas disse:

    Na minha opinião escapamos de levar 3 x 0, pois pelo jogo que o verdão fez, merecia ter perdido por mais…com certeza sentiram o cansaço…agora, errar passes de 3 metros é por causa do cansaço? não ter capacidade de armar uma jogadinha se quer, é culpa do cansaço? o time não foi bem, os caras tocavam a bola como queriam, até a minha esposa( que quase nunca assiste futebol) percebeu isso…pois os caras tocavam a bola perto da area em ritmo de treino…o problema do time é so ficar cercando….foi assim que levamos o gol, os caras tocam como querem, e não é so desse jogo…podem perceber, ão varios jogos assim…a chape nem em casa toma a iniciativa do jogo…isso deixa a gente nervoso, pq parece q a qualquer hora vamos tomar um gol

  9. Chape disse:

    O maior problema foi a dimensão do campo, o time ficou sem referência…nunca vi a chape jogar bem em um campo grande, e aliado ao cansaço não conseguimos jogar. Porém tem todas as chances de classificação.

  10. Roberto disse:

    É tudo culpa do Caio Junior… Ele que mandou aumentar o campo só pra atrapalhar… Deu chocolate estragado pro piloto ficar com dor de barriga dai o avião atrasou… Ele também tirou as portas da Van só pra ter que ir devagar e atrasar a chegada… Era ele fantasiado de Ananias dai perdeu um gol feito de propósito… Fora Caio Junior! Volta Dal Pozzo!

  11. VANUSA disse:

    Boa Roberto !

  12. Samair disse:

    se esse barranquilha jogar “tudo” o que jogou la na colombia aqui, tchau pra eles…3 x 0 pra chape, fora o baile…to bem confiante na classificação inédita….vamo q vamo verdão

  13. Moraesão disse:

    Sorte nossa que o time deles não é tão forte, senão tinham matado no primeiro jogo a classificação. Dá pra classificar, mas não vai ser fácil….aposto em um 3 a 1 pra matar o torcedor do coração mais uma vez. Sergio Manoel sem condições e está numa fase horrível. Até que enfim uma outra pessoa percebeu que o Thiego falha nos gols….já falei isso diversas vezes aqui, é só pegar os replays e verão.

  14. Jr Verdão disse:

    Só se o Thiego suspender ou machucar ele coloca o Machado com o Neto, duvido que eles formariam zaga titular, mas pesando Thiego x Machado eu ainda acredito que a decisão seja pelos gols que o Thiego marca, mas que dá insegurança ter esse homem lá atrás isso é fato!

    Pelo jeito Lucas Gomes levou geladeira porque tava se achando e para o azar dele o Thiaguinho entrou muito bem, caso contrário ele estaria no time. Mas também gosta de errar um gol o Lucas né.

    Sei não Mateus, onde tu acha que ele deveria ter mudado a escalação? Única coisa que deveria ter trocado o Ananias logo porque tava fora da casinha nesse jogo, o resto eu até achei que a escalação foi maizomeno.

  15. guto disse:

    Caio JR nao tem toda a culpa pelos fracassos.. Ele tá fazendo o que pode. Escalou o time certo, fez as mexidas certas. Biteco e Sergio Manoel são sim muito fracos, marcam mal, se posicionam mal e erram muitos passes que culminam em contra-ataque. Sergio errou o passe do lance do gol. Biteco errou uns 3 ali que podiam resultar em gol. Tem sempre um buraco no nosso meio. Se você reparar nossos jogos, sempre dá a impressão que nossa marcação é mais frouxa que o adversário. Não sei se isso se deve a nossos volantes serem fracos ou se é o técnico que não consegue acertar o sistema defensivo. Quanto ao jogo de volta, dá pra classificar. É fraco esse JR Barranquilla, dá pra jogar p fazer 3 gols neles com certeza, e aí ficaria uma folga podendo tomar 1 gol que ainda classificaríamos. Vamos Chape!

  16. guto disse:

    Mas defendo o Caio no sentido de que ele só tem SERGIO E BITECO como volantes, alem do Gil que também está mal. Então nao tem muito o que fazer. Só rezar mesmo. Josimar dá um poder maior de marcação ali no meio, acho que já vai estar a disposição no proximo jogo. Ganhamos um pouco na marcação, mas os erros de passes continuam, pq Josi tb n sabe passar. Quanto ao Kemper, ele é esforçado e voluntarioso, quem nao ve isso n entende nada de futebol. Ele ajuda mt na marcacao, faz o pivo, retem a bola la na frente. Rangel finaliza melhor q ele, mas nesses jogos de retranca que a chape tem feito, Kempes produz mto mais.

Deixe um comentario