Um novo desafio

Na quarta-feira será a vez da Chapecoense encarar o San Lorenzo de Almagro, da Argentina, na casa deles, o estádio Pedro Bidegain, mais conhecido como El Nueva Gasómetro, em Buenos Aires.

Estádio inaugurado em dezembro de 1993 e que tem capacidade para 43.963 torcedores. Estádio de propriedade do clube.

O San Lorenzo tem uma história muito interessante.

O San Lorenzo foi fundado em 1 de abril de 1908 no bairro de Almagro, na cidade de Buenos Aires, capital da Argentina, pela iniciativa de um grupo de jovens, incentivados pelo padre salesiano R.P. Lorenzo Massa. As cores escolhidas para seu uniforme foram o azul e o vermelho, que simbolizam o ideal e a luta, e este clube também é conhecido como “El Ciclón”.

Entre as muitas histórias de sua rica existência, destaca-se que em 1947, em excursão pela Europa, ganhou da Espanha em Madri por 6 a 1 e de Portugal em Lisboapor 10 a 4, com o grande time que havia sido campeão argentino um ano antes. O modelo de jogo baseado na passagem constante da bola entre todos os seus jogadores, é a base do futebol europeu hoje, sobretudo com Pep Guardiola, que disse ter se baseado no antigo estilo do San Lorenzo.

O clube participou doze vezes da Taça Libertadores da América sendo o primeiro representante da Argentina na primeira edição do troféu, em 1960, chegando em três delas às semifinais (1960, 1973 e 1988). Além disso, foi o último campeão da Copa Mercosul no ano de 2001 e ganhou a primeira edição da Copa Sul-Americana de futebol, em 2002.

San Lorenzo é o único time argentino que tem saldo positivo nos confrontos contra o Boca Juniors. Além deste rival, faz grandes clássicos contra o River Plate, o Racing Club o Independiente e o clássico contra o Huracán. Em 13 de agosto de 2014, o San Lorenzo de Almagro conquistou a Taça Libertadores, ao vencer em casa, os paraguaios do Nacional por (1 a 0), num gol de Nestor Ortigoza (nascido na Argentina, mas naturalizado paraguaio), depois de ter empatado (1 a 1) no primeiro jogo.

No dia 17 de dezembro de 2014 o San Lorenzo se classificou para a final do Mundial de Clubes da FIFA.

(Fonte: Wikipédia.)

Deixe um comentario